quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A fotomontagem como auxílio na educação

O novo é sempre mais encantador, independente do local, região ou país que estivermos, o diferente sempre atrai olhares curiosos ou sensíveis. 
Atualmente com o avanço da internet e da informática conhecer o novo se tornou ainda mais fácil: bastam cliques e palavras em um site de busca para que o mundo se abra a uma pequena distância de nossos olhos. São inúmeros textos e imagens que chamam a a atenção e nos despertam para algo até então desconhecido, ou amplia nosso conhecimento a cerca do que era conhecido.
Entre esse amontoado de informações, as imagens têm seu valor, principalmente as fotomontagens, uma vez que permitem modificar e juntar várias fotos, retirar e adicionar elementos, aplicar efeitos, dentre outros.
Alguns exemplos de recursos que são permitidos pelas fotomontagens são: remover ou alterar plano de fundo da imagem, acrescentar detalhes que não haviam na foto original, ou até mesmo mudar as caracteristicas principais do desenho ou foto.
Com a chegada da internet e da informática nas escolas, a fotomontagem pode ser mais uma opção dentre as demais oferecidas pela tecnologia para despertar maior interesse dos alunos para os conteúdos aplicados, além de despertar a criatividade e facilitar a interdisciplinaridade.
Existem vários editores e manipuladores de imagens para se trabalhar com fotomontagem como o Photoshop, Corel Draw, illustrator e o Gimp, cada um com sua particularidade e possibilidades.
Esses programas podem ser pesquisados em cada instituição de ensino para que , a mesma, possa adotar o que melhor se adaptará ao conteúdo proposto e  à sua realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário